Pessoas deixam suas casas antes da chegada do furacão Irma na Flórida

As autoestradas da Flórida estavam engarrafadas nesta sexta-feira, com famílias fugindo de suas casas para escapar do furacão Irma, que se aproxima do sudeste dos Estados Unidos, depois de matar 17 pessoas e reduzir muitas construções a escombros em sua passagem pelo Caribe.

Uma fila interminável de carros serpenteava ao norte da península, carregados com colchões, galões de combustível e caiaques, à medida que os residentes foram levando a sério os alertas insistentes de evacuação. O governador da Flórida informou que todos os 20,6 milhões de moradores do estado devem se preparar para partir.

“O furacão Irma tem proporções épicas, talvez seja o maior que já vimos”, alertou o presidente Donald Trump no Twitter. “Fiquem em segurança e saiam de seu caminho se possível”.


Publicidade


Varrendo tudo em sua passagem pelo Caribe, a monstruosa tempestade atingiu uma série de pequenas ilhas, como São Bartolomeu e São Martinho, onde 60% das casas viraram escombros e cenas de saques foram registradas, antes de seguir para as Ilhas Virgens e Porto Rico. “Casas foram esmagadas, o aeroporto está inoperante, postos de telefone e eletricidade estão no chão”, contou à AFP Olivier Toussaint, morador de São Bartolomeu. “Carros de cabeça para baixo foram parar em cemitérios. Barcos estão submersos na marina, lojas foram destruídas”.

Durante a noite, o Irma foi rebaixado de tempestade de categoria 5 – algo raro – para 4, ainda letal, e continua a trazer ventos extremamente perigosos de 240 km/h. Meteorologistas alertam que a tempestade pode elevar em até oito metros os níveis normais do mar, enquanto o furacão avança para impactar diretamente o sul da Flórida, onde o êxodo em massa é dificultado por engarrafamentos e falta de combustível.

Nesta sexta, a normalmente fervilhante Miami Beach estava deserta e as vitrines das lojas estavam vedadas com tapumes, alguns com pichações como “Say no to Irma” (Diga não ao Irma) ou “You don’t scare us Irma” (Irma, você não nos assusta). Carros de polícia circulavam pelas vias costeiras de West Palm Beach, ao norte de Miami, repetindo a mensagem: “Atenção, atenção, esta é uma zona de evacuação obrigatória. Por favor, saiam”.

‘Poderoso e mortal’

“Todo o sudeste dos Estados Unidos deve acordar e prestar atenção”, alertou o diretor do serviço federal de emergências dos EUA, Brock Long. “Será realmente devastador”, emendou.

Na vizinha Geórgia, o governador Nathan Deal emitiu alertas de emergência preventiva para 94 dos 159 municípios do Estado. A Virgínia também declarou estado de emergência. De acordo com o governador Terry McAuliffe, o decreto foi emitido para que funcionários públicos possam se preparar melhor para a passagem da tempestade e ajudar outros estados afetados.

De acordo com o último registro de sua trajetória do Centro Nacional de Furacões, com base em Miami, Irma deve atingir as ilhas Florida Keys na noite de sábado, antes de avançar pelo continente.

Às 17h locais (19h de Brasília) desta sexta-feira, o furacão estava sobre o extremo norte de Cuba e a parte central das Bahamas, avançando para o oeste com uma velocidade de 19 km/h. O Exército americano mobilizava milhares de soldados e enviou grandes embarcações para auxiliar nos trabalhos de evacuação e socorro humanitário.

“A tempestade é poderosa e mortal”, advertiu o governador da Flórida, Rick Scott. “Hoje é o dia de fazer a coisa certa para sua família e ir para o interior por segurança”, acrescentou. “Não ignorem as ordens de evacuação”.

Enquanto Irma avança em direção à Flórida, os meteorologistas monitoram de perto outros dois furacões: José – uma tempestade de categoria 4 que segue o caminho de Irma no Atlântico – e Katia, com categoria 2, que deve atingir o México nesta sexta-feira.

Deixe o seu comentário