9.ª edição da festividade é aberta na Praça Ciro Abalém reunindo diversos grupos fandangueiros
PMP

Foi aberta na noite desta sexta-feira, 17, na Praça Cyro Abalém, Ilha dos Valadares, a 9.ª edição da Festa do Fandango Caiçara em Paranaguá. O evento que prossegue até domingo, 19, contou em sua abertura, com autoridades, população em geral e diversos grupos fandangueiros. "A festa movimenta nossa ilha, atrai pessoas de Paranaguá e visitantes. Agradecemos o apoio da Prefeitura de Paranaguá no evento", ressalta o vereador Fábio Santos. Ele frisa que a cada ano a festividade cresce consideravelmente. "Precisamos sempre cuidar com muito carinho do Fandango para que essa cultura cresça cada vez mais", reforça.

A festa conta com o apoio da Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur). "Demos início a essa linda festa que é mais uma ação de salvaguarda do Fandango, nosso patrimônio imaterial. Muitos grupos participarão inclusive de São Paulo e Guaraqueçaba que vem prestigiar esta festividade que é referência no País. Fica o convite a todos para que venham conferir as apresentações, oficinas e demais ações preparadas", destaca o secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo. O Fandango é reconhecido com patrimônio cultural brasileiro desde 2012 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

O convite para participação da Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá foi reforçado pelo secretário regional da Ilha dos Valadares, Aldo José das Neves. "É uma festividade fantástica que movimenta a Ilha dos Valadares e toda a cidade. Convidamos a população para que venha conferir este momento que enfatiza o Fandango e nossa cultura", convidou.

"É com satisfação que realizamos a 9.ª edição desta festa juntamente com os demais grupos de Fandango, todos enraizados nesta localidade, além de contar com outros grupos convidados como o de Ubatuba, Irati, Iguape, Guaraqueçaba e Superagui. Todos juntos confraternizando para levar avante essa cultura que é o Fandango", enfatiza Luiz Carlos Aguiar Júnior, neto do fandangueiro Mestre Romão e um dos organizadores do evento.

Confira a programação

17/08 - SEXTA-FEIRA

19h - Abertura Oficial 

19h30 - Cerimônia de Posse do Comitê de Salvaguarda do Fandango Caiçara 20h - Roda de conversa sobre o Comitê de Salvaguarda: “O que é, pra que serve?” 

21h - Abertura da exposição fotográfica “Vivendo da pesca: retratos do cotidiano da atividade pesqueira artesanal no litoral do Paraná” 

21h30 - Baile de Fandango 

18/08 - SÁBADO

Das 14h às 17h: OFICINAS:

*“No balanço do fandango: coreografias do fandango caiçara” – Grupo *Fandaguará/Guaraqueçaba/PR 

*A Dança da Xiba – Grupo Bacurau/Ubatuba/SP 

*Rabeca e Viola do fandango – Aorelio Domingues/Paranaguá/PR 

*Fandango em conserva – Aliete Domingues/Paranaguá/PR 

*Prática musical do fandango – Zeca Martins/Paranaguá/PR 

19h30 - Oficina preparatória Edital do Fandango Caiçara/2018 – IPHAN 

21h00 - Baile de Fandango 

19/08 – DOMINGO

14h - Reunião do Comitê de Salvaguarda do Fandango. Local: Associação de Moradores da Ilha dos Valadares

SECOM

Deixe o seu comentário