Quase 33 milhões de eleitores votam hoje (30) no segundo turno das eleições municipais em 57 municípios.

Das 26 capitais em que houve a disputa do primeiro turno no dia 2 de outubro, em 18 ocorrerá nova votação neste domingo: Maceió, Macapá, Manaus, Fortaleza, Vitória, Goiânia, São Luís, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Belém, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Porto Velho, Florianópolis e Aracaju. 

Haverá eleição ainda nas cidades de Vitória da Conquista, na Bahia, em Caucaia, no Ceará, nas cidades de Vila Velha, Serra e Cariacica, no Espírito Santo, em  Anápolis, Goiás, nos municípios mineiros de Montes Claros, Contagem e Juiz de Fora e em Maringá e Ponta Grossa, no Paraná. 

Em Pernambuco haverá segundo turno em Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Olinda, no Rio de Janeiro a eleição será disputada em São Gonçalo, Volta Redonda, Petrópolis, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Duque de Caxias e Niterói. Já no Rio Grande do Sul o pleito ocorrerá hoje em  Canoas, Caxias do Sul e Santa Maria. Também teremos eleições em Joinville e Blumenau, em Santa Catarina. 

No estado de São Paulo, o segundo turno será realizado nas cidades de Jundiaí, Franca, Mauá, Diadema, Osasco, Sorocaba, Guarujá, Suzano, Ribeirão Preto, Bauru, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Santo André. 

De acordo com o TSE, o segundo turno ocorrerá em 437 zonas eleitorais, que abrangem 90.665 seções eleitorais.

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes,  ressaltou que, antes de votar neste domingo, os eleitores devem avaliar cuidadosamente os projetos dos candidatos que disputam o pleito. “É a partir das nossas escolhas que podemos contribuir para a construção de um país mais seguro, justo e igual para todos”.

Gilmar Mendes acompanha hoje, pela manhã, a eleição do Rio de Janeiro. Às 8h, o ministro visita a Escola Municipal Avertano Rocha, na Cidade de Deus, e, às 10h, participará da auditoria das urnas no Tribunal Regional Eleitoral do estado.

Ibope, votos válidos: Rafael Greca tem 51% e Ney Leprevost, 49%

O Ibope divulgou neste sábado (29) a segunda e última pesquisa eleitoral de intenção de voto para prefeito de Curitiba neste segundo turno. O levantamento foi encomendado pela RPC.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Segundo o Ibope, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Votos totais (estimulada):
- Rafael Greca (PMN): 41% (pela margem de erro, entre 38% e 44%)
- Ney Leprevost (PSD): 40% (entre 37% e 43%)
- Branco/nulo/nenhum: 14%
- Não sabe/não respondeu: 5%

Na pesquisa anterior:
- Rafael Greca (PMN): 39%
- Ney Leprevost (PSD): 44%
- Branco/nulo/nenhum: 12%
- Não sabe/não respondeu: 5%

Votos válidos (estimulada):
- Rafael Greca (PMN): 51% (pela margem de erro, entre 48% e 54%)
- Ney Leprevost (PSD): 49% (pela margem de erro, entre 46% e 52%)

Para calcular os votos válidos, são excluídos da mostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral na hora de divulgar o resultado oficial da eleição.

O Ibope ouviu 1.001 eleitores nos dias 28 e 29 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sob o protocolo PR-00015/2016.

Compartilhe  Tweet  Google+

Deixe o seu comentário