Sanofi Pasteur iniciou trabalho com população e profissionais de saúde, mas também levará conhecimentos sobre eficácia e segurança da dose para diretores de escolas em breve. Vacinação começa no dia 20.

O laboratório francês Sanofi Pasteur iniciou uma série de palestras para orientar diversos setores da sociedade de Paranaguá sobre a importância da aplicação da vacina contra a dengue. O trabalho iniciou nesta semana com alunos da Universidade Federal do Paraná (Setor Litoral) e nos próximos dias também será dirigido para diretores da rede municipal. Outros setores também serão beneficiados.

A palestra foi realizada no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com participação dos alunos dos cursos de Serviço Social, Saúde Coletiva, Gestão Ambiental, Educação Fisica, Artes, entre outros. Para a realização do evento houve parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) e com a instituição de ensino superior do litoral. 

Participaram do evento a superintendente de Vigilância em Saúde, Merieli Zanicoski de Araújo, a enfermeira Andréa Gomes de Moura, do Departamento de Epidemiologia, e os professores Neilor Kleinubing e Valdo Cavallet. “Nosso propósito é promover o conhecimento à saude aos alunos da UFPR Litoral que serão os futuros profissionais atuantes no município”, explicou Merieli Zanicoski de Araújo. 

Após a apresentação, os palestrantes da Sanofi Pasteur, Patrick Vianna e Marcio Avila, abriram espaço aos estudantes para retirarem suas dúvidas referentes a vacina da dengue. Nesta semana eles se reuniram com a secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Vandecy Dutra, e a chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, Irazilda Bisson Dalago, juntamente com a superintendente Merieli Zanicoski para discutir uma data para orientar os diretores das escolas municipais sobre a vacina. Ainda não houve definição do dia e nem do local, que deve ser divulgado na próxima semana. 

A vacinação contra a dengue começa dia 20 (próxima terça-feira) e a empresa responsável pela produção das doses está realizando mais esclarecimentos sobre a eficácia e segurança por conta de polêmica gerada recentemente em nota da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Sanofi Pasteur apresenta dados de estudos de acompanhamento feito com pacientes que estão se imunizando e a importância de completar o esquema vacinal, tomando as três doses necessárias. 

“Eu tinha receio por pensar que a população era feita de cobaia, porém com a apresentação, mudei o meu conceito, pois muitas dúvidas foram esclarecidas. Através desse conhecimento vejo a importância da estratégia usada para combater a dengue, portanto é essencial a vacinação”, relata o aluno de Saúde Coletiva, Pedro Henrick de Oliveira Rosa.

SECOM

Deixe o seu comentário