Reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira e teve presença de representantes da Semsap, da Câmara Municipal e de moradores. O bairro terá em breve ambulância e horário estendido será mantido.
PMP

A unidade de básica de saúde de Alexandra foi tema de reunião realizada na manhã desta quinta-feira (3). Questionamentos sobre o funcionamento do horário estendido, das 18h às 23h, atuação de médico, permanência de ambulância, dentre outros temas estavam em pauta. Membros da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) prestaram os esclarecimentos necessários, apontando os avanços conquistados desde o início da atual gestão. Estavam presentes ainda membros do Conselho Municipal de Saúde e os vereadores Tucano, Nilo, Ratinho, Eduardo Oliveira, Sargento Orley e Waldir Leite. 

Entre os investimentos feitos na unidade de saúde de Alexandra a maior foi a implantação do horário estendido. Agora, das 18h às 23h, a população do bairro da zona rural de Paranaguá e das colônias da região também têm a oportunidade de buscar atendimento médico. “Isso foi um grande ganho para a comunidade, que ajudou bastante quem mora aqui e precisa se consultar”, esclareceu a coordenadora de Atenção Primária da Semsap, Mariana França, que na reunião representou o secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira. 

A falta de médicos para atender na unidade ocorrida recentemente foi uma questão pontual, esclareceu Mariana. Ela lembrou que outro benefício para a comunidade foi a contratação de equipe completa para atuar no Estratégia Saúde da Família. O posto é o único de Paranaguá a possuir equipe de odontologia dentro do ESF. 

Segundo o médico José Antonio Ferreira Martins, Alexandra sempre foi uma das grandes preocupações do prefeito Marcelo Roque e do secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, com articulação do administrador Jafar Omar El Tass,e. “Temos horário estendido, dentista, farmácia. Toda a parte de instalação já foi contemplada. A operação disso teve um momento ou outro com ausência de profissional, mas não há previsão de fechar o horário estendido. Muito pelo contrário, vamos expandir os trabalhos de atendimento”, declarou o médico. 

Ainda de acordo com o médico, em 30 dias serão alcançadas as metas de número de profissionais e atendimentos fazendo a contratação de mais médicos. “Estamos na fase final de uma licitação para contratar uma empresa para prestar serviços médicos e ainda em maio conseguiremos atingir. A população pode ficar muito tranqüila. O serviço médico da cidade está a todo vapor”, declarou o médico, que orientou que se houver alguma situação extraordinária a população será avisada pelas redes sociais ou pelo site da Prefeitura. Qualquer reclamação pode procurar a administração de Alexandra, através do administrador Jafar, ou diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Ouvidoria. 

Josiel Borges Ribeiro, secretário da Associação de Moradores de Alexandra, agradeceu aos participantes da reunião. “A gente agradece porque todos vieram aqui com algumas idéias, alguns projetos em andamento. A gente sabe que a saúde não é fácil, mas a gente faz nossas exigências buscando melhorias para a comunidade”, destacou a liderança comunitária. 

Para José Dougiva, presidente do Conselho Municipal de Saúde, a reunião foi importante para discutir questões envolvendo Alexandra. “Foi de grande valia essa reunião. Acreditamos que hoje foi dado o primeiro passo com a comunidade, com os representantes, com o Conselho. Nosso objetivo é termos resultados positivos para a comunidade”, declarou o dirigente. 

Ainda de acordo com Mariana França a reunião representou controle social, com técnicos, população representada pelo Conselho e Associação de Moradores e os vereadores. “Foi um belo exemplo do que é o SUS. Todo mundo participando para o melhor da saúde. Tivemos a oportunidade de expor nossas dificuldades e mostramos os avanços”, salientou Mariana, que lembrou que inscreveu o posto num projeto do Governo do Estado para premiar unidades pelo atendimento de excelência. “Nosso projeto é conseguir o selo bronze para o posto. Estamos pleiteando e buscando a excelência no atendimento desta unidade”, declarou Mariana França.

De acordo com Eunice Gonçalves Aguiar, enfermeira da unidade, a estrutura do local é diferenciada. “Além do horário estendido, tem fisioterapia, ginecologia e obstetrícia, farmácia, inclusive no horário estendido, dentista atendendo procedimentos agendados e emergências, vamos receber uma ambulância. A população pode contar conosco”, assegurou a profissional. 

Os vereadores aproveitaram para falar que algumas críticas feitas recentemente em relação ao atendimento na unidade têm caráter político. “Somos todos representantes de Alexandra. Temos que nos respeitar. Não estamos construindo pontes, dialogando. Isso não ajuda Alexandra. Sempre teremos problemas. O importante é se unir e não somente ficar fazendo joguinho político”, destacou o vereador Nilo Monteiro. 

Recuperação estrutural da passarela da Ilha dos Valadares começa na próxima semana

Deixe o seu comentário