A 16ª SIPATP é promovida pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em parceria com o Órgão Gestor de Mão de Obras (Ogmo) e apoio dos operadores portuários.

Está sendo realizada nesta semana, em Paranaguá, a 16ª Semana Interna de Prevenção aos Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP). O evento, que acontece até sexta-feira (2), reúne toda a comunidade portuária para abordar a importância do cuidado com a saúde, a segurança e a prevenção contra acidentes de trabalho.

Durante toda a semana, a partir das 9h, os trabalhadores das diversas empresas que atuam no Porto de Paranaguá participam de palestras, atividades físicas da ginástica laboral, testes gratuitos de HIV, hepatite B e C, glicemia e pressão, além de sorteio de brindes.

Para o diretor-presidente da Appa é um dever da comunidade portuária se comprometer com a conscientização do trabalhador no que diz respeito à segurança no trabalho. “Para um trabalho efetivamente seguro, precisamos que todos os trabalhadores estejam cientes das suas responsabilidades, ao passo que nós e demais empresas do setor devemos prestar esta informação continuamente, além de fazer todos os esforços para preservar a saúde das pessoas”, afirma.

ATIVIDADES 

Na manhã que deu início à SIPATP, os trabalhadores realizaram uma atividade de ginástica laboral e, na sequência, tiveram orientações os males causados pelo consumo de álcool e drogas, além de orientações sobre a contração do vírus HIV. Nesta terça-feira, a palestra abordou as formas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika.

“São orientações que a gente sabe, mas que precisamos nos cobrar no dia-a-dia para que ninguém deixe de lado. Todo cuidado é pouco quando estamos falando da nossa saúde”, afirma o soldador Rogério Sandoval. 

Na quarta-feira, a programação prevê uma palestra sobre acidentes de trânsito, com recomendações para motoristas e pedestres. Na quinta-feira, o assunto será o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e na sexta-feira, último dia de evento, as recomendações serão sobre segurança na faixa primária.

Deixe o seu comentário