A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), promovida pela Polícia Militar, executa trabalho de fiscalização de estabelecimentos comerciais, de abordagens nas ruas, verificação de veículos e infrações de trânsito há mais de 10 anos no Litoral do Paraná conta com apoio das prefeituras

Foto da ação realizada em 2011

Foto da ação realizada em 2011 AEN-PR

Há 7 anos a Operação Verão conta com a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) que é comandada pela Polícia Militar do Paraná a região litorânea. Em cada município do Litoral, a PM conta com apoio das prefeituras com presença de fiscais, vigilância sanitária, guardas municipais e outros departamentos necessários na fiscalização.

A primeira ação da Operação Verão deste ano foi realizada no último final de semana e foi encerrada com 14 pessoas abordadas e de dois veículos. Foram encontradas 17 garrafas de bebidas alcoólicas e 472 pacotes de essência de narguile falsificados que acabaram destruídos. Também foram fiscalizados 9 pontos comerciais e sete foram fechados e mais de 29 autuações administrativas foram feitas.

Em novembro de 2016, a AIFU promoveu ação nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Paranaguá, Pontal do Paraná, Morretes e Antonina para garantir qualidade dos serviços oferecidos. Ao todo as equipes da Aifu fiscalizaram 104 estabelecimentos comerciais, sendo que 53 encontravam-se fechados e 10 foram embargados, além de emitirem 199 autuações administrativas. Durante as ações também foram abordadas mais de 3 mil pessoas, 18 veículos recolhidos e 118 autos de infração de trânsito lavrados.

Em setembro deste ano, durante o feriado de Sete de Setembro, a AIFU agiu durante a operação Patrulha do Sossego. Nesta ação foram fechados cinco estabelecimentos comerciais que possuíam irregularidades. O trabalho ainda resultou em 25 pessoas encaminhadas e 41 autuações administrativas nas cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

A ação conta com a participação de órgãos estaduais e municipais, com a finalidade de verificar as condições sanitárias e de funcionamento, bem como coibir a presença de pessoas que eventualmente estejam portanto objetos ilícitos, especialmente armas e drogas, além do combate ao som alto, que também acaba gerando ocorrências, em decorrência de eventuais desentendimentos provocados pela perturbação e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

O trabalho foi comandado pelo chefe do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e coordenador da Aifu, major Olavo Vianei Francischett Nunes que confirmou que a Ilha do Mel também será incluída nas ações de fiscalização.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, confirmou que disponibilizará os profissionais requisitados pela Polícia Militar para acompanhar estas fiscalizações, pois o objetivo é garantir estabelecimentos comerciais com qualidade para atender a população.

Dois estabelecimentos comerciais fiscalizados estavam com todas as exigências da lei sendo cumpridas e não tiveram problemas em atender a AIFU.

SECOM

Deixe o seu comentário