Cardiologista observa que quanto mais cedo conseguir estabelecer uma rotina de sono e alimentação, mais rápido a pessoa elimina os sofrimentos ao corpo

Redobrar alguns cuidados básicos com o sono e a alimentação é fundamental para não aumentar a possibilidade de sofrer com problemas cardíacos nos primeiros dias de horário de verão. A orientação é do médico cardiologista Ricardo Rodrigues. "É importante ficar atento a algumas dicas, como evitar abusos alimentares e de bebida alcoólica, assim como a ingestão de cafeína e bebidas energéticas no período da noite. Outro cuidado é não deixar de fazer exercício físico porque está se sentindo mais cansado", listou o cardiologista. O horário de verão tem início à 0 hora de domingo (16) e segue até o dia 19 de fevereiro de 2017. Neste domingo o relógio deve ser adiantado em uma hora. 

O especialista explica que a mudança no horário força o corpo a um período de adaptação. O relógio biológico pode demorar alguns dias para se acertar, o que pode causar sonolência e deficit de atenção por um tempo. "A maioria das pessoas leva de sete a dez dias para conseguir se adequar às mudanças que o corpo apresenta com o horário de verão", observou o especialista do Centro do Coração de Londrina. 

A maior privação do sono também altera a atividade do sistema nervoso e do metabolismo. Em função disso, na primeira semana do horário de verão existe maior chance de sofrer um infarto. 

No ano passado, o pesquisador mato-grossense e professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Weily Toro Machado, comandou um trabalho que apontou um aumento de casos de infarto agudo do miocárdio durante o horário de verão. Nessa época, segundo o estudo, a incidência aumenta em média 8,5%. 

Dormir pelo menos dez minutos mais cedo a cada dia, durante dez dias, é uma das dicas de especialista 

"Segundo os próprios estudos sugerem, esse aumento pode estar ligado a uma privação maior do sono, que afeta diretamente o relógio biológico do nosso organismo. Várias referências da literatura médica já dizem que existe essa correlação", apontou Rodrigues. 

Para a primeira semana de horário de verão, o cardiologista recomenda dormir pelo menos dez minutos mais cedo a cada dia, durante dez dias. "Quanto mais cedo conseguir estabelecer uma rotina de sono, alimentação e compromissos no novo horário, mais rápido a pessoa consegue eliminar os sofrimentos ao corpo. E essa adaptação pode começar no próprio fim de semana do adiantamento de horário", receitou. 

O médico sugere ainda ingerir carboidrato em porções menores e intensificar a prática de esportes. "Assim o indivíduo se cansa mais e dorme melhor", acrescentou. 

Dicas: 

Evite abusos alimentares e de bebida alcoólica 

Tente fazer cochilos rápidos de 15 a 20 minutos após o almoço 

Evite cafeína e bebidas energéticas à noite 

– Mesmo que esteja mais cansado, não deixe de fazer exercícios físicos. Prefira os momentos do dia já claro 

– Se vai praticar exercícios ao ar livre, não deixe de usar filtro solar, mesmo entre 18 e 20 horas, porque os raios ultravioletas ainda estarão muito fortes

Deixe o seu comentário