Baixa adesão à campanha preocupa a Secretaria Municipal de Saúde

Faltando 10 dias para o fim da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, metade das crianças em Paranaguá não foram vacinadas. O levamento mostra a baixa adesão do público-alvo. Segundo o Ministério da Saúde, devem ser vacinadas da cidade 8.893 crianças. Nem mesmo o Dia D de Mobilização Nacional ocorrido neste sábado, 18, superou as expectativas dos órgãos de saúde pública. 

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) se organizou para atender as crianças de maneira centralizada. A UBS localizada na Gabriel de Lara e a da Vila Santa Maria receberam a ação de vacinação durante todo o sábado. 

No entanto, desde o lançamento da campanha, no dia 6 de agosto, os 17 postos de saúde da cidade estão preparados para atender as crianças de 1 à 4 anos de idade. 

Durante o Dia D, somente 351 doses da vacina contra o sarampo e a poliomielite foram aplicadas em Paranaguá. O secretário de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, salienta que os pais devem levar os seus filhos para serem vacinados. "É preciso imunizar as crianças. É preocupante a baixa adesão, especialmente após os registros de casos de sarampo em todo o Brasil". 

Segundo dados da Semsap, das 8.893 crianças que devem ser vacinadas em Paranaguá, somente 2.066 foram vacinadas contra a poliomielite e 2.069 contra o sarampo até o momento. Desta forma, mais de 5 mil crianças ainda não estão imunes à doença. 

SECOM

Deixe o seu comentário