Reuniões com comunidade servem para discutir ações consideradas necessárias para o setor. Secretária Lígia esteve no posto de saúde da Vila Garcia nesta sexta-feira para divulgar evento e também ouvir solicitações da comunidade.
PMP

O Conselho Municipal de Saúde de Paranaguá iniciou nesta semana preparativos para realização de Conferência, marcada para março. As pré-conferências locais são reuniões envolvendo a comunidade e vão beneficiar todas as regiões da cidade. A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, participou da quarta, na unidade básica da Vila Garcia, nesta sexta-feira (18), com objetivo de divulgar o evento e também ouvir as solicitações da comunidade. 

Composto por representantes da comunidade, do poder público municipal, de empresas e também profissionais da saúde, o Conselho tem a incumbência de realizar a conferência, que define as políticas públicas para o setor com base nos anseios da comunidade. “Enquanto Secretaria Municipal de Saúde estamos dando todo o suporte necessário para a realização da conferência. Foi importante participar da pré-conferência porque estamos ouvindo algumas reclamações pontuais e até elogios, pelos serviços que estamos prestando”, salientou a secretária. 

Incluindo a desta tarde de sexta-feira (18) já foram realizadas até agora quatro pré-conferências. Na quinta-feira foram duas, uma no posto da Gabriel de Lara, que incluiu também comunidades marítimas, e outra no Jardim Iguaçu. No posto do Bangu também houve o mesmo evento hoje, no período da manhã. A programação continua até 25 de fevereiro e passará por todas as unidades. (Confira calendário com horários abaixo). 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva, que participou da pré-conferência no Jardim Iguaçu, destacou a importância da participação da comunidade. “Nosso conselho é composto por membros da sociedade. É direito do cidadão opinar sobre onde será aplicado cada centavo na área de saúde. Peço que nossa população participe das discussões, porque todos temos direito a voz e vez”, salientou o dirigente. 

A secretária Lígia Regina salientou ainda os avanços que vem sendo conquistados na área de saúde na administração do prefeito Marcelo Roque. Ponderou que ainda “há muito mais por fazer”, mas “já evoluímos bastante”. “Precisamos saber a opinião da população. Fazemos um planejamento orçamentário, no qual o povo e as representações sociais também podem e devem opinar”, esclareceu a secretária. 

Na pré-conferência desta sexta-feira participaram também o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nilson Nishida, além da secretária da entidade, Maria Pereira Rodrigues, e demais conselheiros. No Jardim Iguaçu participaram também lideranças comunitárias, representando as comunidades do bairro e também da Vila Marinho e Jardim Figueira. 

CALENDÁRIO

As pré-conferências serão retomadas na próxima semana, no dia 25, às 9h, na unidade de saúde da Vila do Povo. Em 29 de janeiro será a vez do Santos Dumont, às 9h. A última do mês será dia 31, no bairro Divinéia (unidade Ubirajara Elias Roque – Branquinho), às 14h. 

Em fevereiro a primeira será dia 7, em Alexandra, às 14h, seguida pelo Caic, no dia 12, e Serraria do Rocha, dia 13, ambas no mesmo horário. Em 14 de fevereiro será no Jardim Araçá, às 14h, no dia 15, às 9h, no posto Norberto Costa, e às 14h no Rodrigo Gomes, ambos na Ilha dos Valadares. Na Vila Guarani será 14h do dia 20 e na Colônia Maria Luíza no dia seguinte, no mesmo horário. 

Pente-fino do INSS poderá cortar benefício sem avisar; entenda

SECOM

Deixe o seu comentário