Comitiva da cidade-irmã, Awaji, está em Paranaguá neste mês em que a cidade completa 370 anos

Nesta quarta-feira, 18, Paranaguá recebeu a visita de uma comitiva japonesa da cidade de Awaji para celebrar os 32 anos de irmandade entre os municípios de Brasil e Japão, além dos 370 anos de Paranaguá. A visita começou com a recepção do prefeito Marcelo Roque, secretários municipais, funcionários da Prefeitura, além dos vereadores. 

"Aproveitamos a oportunidade desta visita para manifestar os nossos agradescimentos, em nome de toda a população de Paranaguá, pela atenção e esforços dirigidos à nossa cidade pelos irmãos japoneses de Awaji. Ao longo desses mais de 30 anos que Paranaguá e Awaji se reconheceram como cidades irmãs", disse o prefeito Marcelo Roque em seu discurso. 

Na saudação, a comitiva foi presenteada com produtos artesanais locais. O presidente da Câmara de Vereadores de Awaji disse que estar em Paranaguá o enche de alegria. "Eu sinto que a relação entre o Japão e o Brasil é cada vez mais sólida após a data de 110 anos de migração do Japão para o Brasil, e o intercâmbio entre os cidadãos parece ter se intensificado". 

A comitiva japonesa foi comandada pelo vice-prefeito de Awaji, Nagahama Yassuyki, que agradesceu o convite e a recepção que os foi concedida. "Este ano é um ano memorável", define. "Os cidadãos do Japão celebram seus grandes sonhos, imigrando do Porto de Kobe para o Paraná. Há dois anos, plantamos árvores em Awaji, no Parque Paranaguá, como uma "prova de amizade". Foi um Ipê Amarelo. Hoje, a flor cresceu, assim como nossa amizade, e eu não pude deixar de ir conferir. Uma bela flor que lembra a vibração do Brasil", contou. "Como acontece com as árvores, espero que as relações amistosas de ambas as cidades cresçam e amadureçam", finalizou Nagahama Yassuyki.

Após a cerimônia, os japoneses foram convidados para um almoço de confraternização e lá trocaram presentes como gesto de fraternidade. O prefeito da cidade de Awaji, Yassuhikokaso, não pode estar presente na cerimônia, mas deixou uma mensagem ao prefeito Marcelo Roque. "Aprendemos muito sobre o desenvolvimento desta cidade portuária, mais notadamente na área de economia e turismo. Desta forma, confirmamos a nossa intenção e da importância na continuidade deste intercâmbio de amizade, por meio da irmandade de Paranaguá-Awaji, para o desenvolvimento de ambas as cidades", escreveu o prefeito em sua mensagem.

SECOM

Deixe o seu comentário