10/07/2018

A década de 90 é o período que se atribui a chegada da Internet no Brasil, nesse período essa ferramenta tecnológica era restrita a acadêmicos e científicos. Em 2014 um levantamento feito pelo IBGE, estimava que 50% do lares brasileiros estavam conectados a um PC. Atualmente o Smartphone é o dispositivo mais usado para acessar a Web e definitivamente estamos na era da Internet rápida com banda larga e sinal 4G. O Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à Internet, brasileiros online somam 64,7% de toda a população; dados são de pesquisa de 2016 do IBGE.

 Através das redes sociais a interatividade é muito grande, elas mudaram profundamente a maneira que nos relacionamos e estabeleceu novos paradigmas nos relacionamentos pessoais e profissionais.

Mas o que são mídias sociais?

Segundo a nossa fonte de pesquisa a Wikipédia ➡ que é um projeto de enciclopédia multilíngue de licença livre, baseado na web e escrito de maneira colaborativa; encontra-se, atualmente, sob administração da Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é "empoderar e engajar pessoas pelo mundo para coletar e desenvolver conteúdo ... Wikipédia foi criada por: Jimmy Wales, Larry Sanger, 15 de janeiro de 2001.

 As "ferramentas de mídias sociais" são sistemas projetados para possibilitar a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Elas são canais de relacionamento e oferecem diferentes possibilidades de comunicação.

 Na velocidade que as mídias sociais são difundidas, será que nós usuários estamos usando adequadamente essa Rede? e quais são os nossos direitos e deveres? essas e muitas outras perguntas vamos discutir na Coluna Mundo Digital.

 Ética nas redes sociais digitais.

 Ética é um conjunto de normas e preceitos, moral e de valor de um grupo social ou profissional, essa definição de ética também deve ser levada para o nosso mundo digital.

 A internet criou a possibilidade de expressarmos com mais liberdade e muitos esquecem que temos que agir com responsabilidade, somos prejudicados ou podemos prejudicar alguém dependendo do que postamos. Quando estamos na rede social digital, temos a sensação de estar imunes às nossas publicações mas não podemos nos esquecer que somos responsáveis por nossas ações online e lembre-se, “ o seu direito termina onde começa o direito dos outro”.

Um exercício muito bom  de você realizar ao postar algo, e se colocar no lugar da pessoa que recebeu a crítica ou comentário e perguntar a si mesmo, se eu estivesse cara a cara com essa pessoa, será que eu diria isso a ela, ou me comportaria dessa maneira? 

 O mundo digital é maravilhoso, mas se usado com responsabilidade!

Bom, hoje apresentei a vocês a minha Coluna Mundo Digital, onde falamos sobre a história Internet, mídias sociais e principalmente ética nas redes sociais digitais, nos falamos na próxima, tchau tchau????

Fontes:
*Wikipédia, *Blogprnewswire.com

Marcela Berlim é parnanguara e colaboradora do portal Nosso Paraná na área de mídias sociais. Cursou Ética nas Redes Sociais, Administração de Empresas.

A publicação deste colunista não reflete, necessariamente, a opinião do portal Nosso Paraná.




Deixe o seu comentário