Algumas perguntas são frequentes na farmácia, e uma delas é se o uso contínuo de anticoncepcionais prejudica a saúde, se a menstruação é obrigatória, etc... vou responder de forma didática e simples, completando com a minha opinião como Farmacêutica.

Para iniciar, explico o que é a Menorreia e quando ocorre.

Amenorréia significa a ausência de menstruações no período em que elas deveriam acontecer. Para adolescentes ANTES DA PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO, durante a gravidez e a amamentação, ou durante o uso de anticoncepcionais de forma contínua, nos períodos entre as menstruações e as mulheres acima de 15 anos. Atletas com baixo peso corporal, como triatletas e ginastas, por vezes desenvolvem a menorréia. Em qualquer outro caso deve-se procurar o ginecologista para melhor orientação.

Antigamente acreditava-se que o sangue da menstruação que não descesse iria para outro lugar do corpo e se acumularia causando doenças. Hoje já se tem comprovação de que o dito acima não existe, pelo contrário, o ato de não menstruar traz benefícios tais como a redução dos sintomas da TPM e cólicas. 

Vamos aos fatos: Nos dias atuais, onde trabalhamos, cuidamos da casa e dos filhos, corremos para cima e para baixo o período menstrual realmente atrapalha. Temos inchaços, TPM, absorventes para trocar... Inconvenientes que uma vida de corre-corre não inclui. Por esses motivos acredito que Temos que ter liberdade de escolha, portanto, sou a favor de que a mulher tenha o direito de optar por não menstruar.

Hoje o método é bem seguro e simples e contamos com uma gama de anticoncepcionais excelentes para esse fim. E, para as mulheres que não gostam de pílulas, temos ainda os DIU’s e injetáveis. Tudo o que se tem a fazer é procurar seu médico e pedir a orientação certa.

Qualquer dúvida, estou à disposição.
Até a próxima Um beijo e um queijo... Maria 


Maria Elisa Valinas - Farmacêutica 
https://www.facebook.com/samwaysvalinas

A publicação deste colunista não reflete, necessariamente, a opinião do portal Nosso Paraná.

Publicidade


Deixe o seu comentário